quinta-feira, 26 de junho de 2014

Wasabi Brasil



Wasabi é um famoso tempero japonês. A cachaça é um famoso destilado brasileiro. Como seria uma combinação desses dois ingredientes? A resposta é o Wasabi Brasil, coquetel cítrico, doce, um pouquinho salgado e muito refrescante.

MdC_Coquetel_WasabiBrasil_Ferreira_-3
Resolvemos preparar um coquetel diferente para apresentarmos para o público da Feirinha Gastronômica que nos acompanha todos os domingos na Praça Benedito Calixto em São Paulo.
A inspiração para a criação desse coquetel surgiu na culinária japonesa e da busca por um ingrediente pouco comum no mundo da coquetelaria: o wasabi, essa raiz-forte verde que geralmente acompanha peixe cru. A minha inspiração veio também pelo uso do farelo de arroz durante a fermentação de algumas cachaças. Como vocês sabem, o arroz é matéria-prima para a criação do Saque, fermentado japonês muito popular no mundo todo. Unindo essas vontades, criamos um drinque refrescante e picante, que leva a cachaça Werneck Tradicional no seu preparo. É interessante como o wasabi favorece a explosão de sabores – o começo é doce e o final é mais picante.
Durante o processo, criei uma versão sem mel e sem hortelã, mas decidi colocá-los na receita quando percebi que o drinque precisava de mais doçura e corpo. O mel tem papel fundamental para quebrar o salgado do wasabi e deixar o coquetel mais denso. Então apresento a vocês o Wasabi Brasil, um coquetel citrico, doce, um pouquinho salgado, refrescante.
Ideal para harmonizar com comida japonesa, mas também cai bem nos quentes finais de semana com churrasco.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

uma bebida exotica abisinto



“Um copo de absinto é tão poético quanto qualquer outra coisa no mundo” Oscar Wilde.

O que dizer de tão simbólica, romântica e melancólica bebida? Símbolo dos românticos e maldita como os poetas franceses do século XIX. Poderia aqui usar as palavras de Baudelaire, Verlaine, Victor Hugo, Arthur Rimbaud, dentre muitos outros que se apaixonaram pela fada verde e seus dotes e declararam de várias formas sua paixão e seus efeitos. Hoje o post é sobre a mais lendária bebida do mundo: o Absinto.
É possível imaginar que tal bebida, tão reverenciada e, por quê não mitológica, tenha começado sua história sendo um simples remédio contra dores estomacais e até malária? Um início tão comum em se falando de bebidas, porém é a única semelhança. Seu início remonta século XVIII, provável ano de 1792, quando um médico francês, Dr. Pierre Ordinaire, que vivia na Suíça, descobriu a capacidade de cura da planta Artemisia Absinthium e a patenteou como remédio, mas a bebida só tornou-se verdade por volta de 1797, quando Henry-Louis Pernod fundou a primeira destilaria, na Suíça mesmo. Nesta parte da história há algumas controvérsias como por exemplo se o Dr. Ordinaire e Pernod eram na verdade amigos, por isso o segundo teve acesso a fórmula. Também há a possibilidade de Pernod ter aberto a destilaria em sociedade com seu sogro e seu cunhado, mas são fatos que passam desapercebido diante dos mistérios que cercam a bebida verde que leva os mais sensíveis tornarem-se poetas, ou será que ela servia somente de desculpa para aqueles que eram reconhecidos por seus versos?
Oscar Wilde, autor de livros clássicos, escreveu um dia “Depois do primeiro copo, você vê coisas como você gostaria que elas fossem. Depois do segundo, você as coisas como elas não são. Finalmente, você as coisas como elas são e isso é a pior coisa do mundo.” a alusão de que o absinto tem a capacidade de tirar as pessoas da realidade foi bem transcrita por artistas e poetas saboreadores de um bom absinto, cujo teor alcoólico podia alcançar 85%, mas a ciência não comprova tal possibilidade. Para eles, a planta Artemisia e sua substância principal, a tujona, não conseguem causar alucinações, mas se caso for misturada com algum outro ingrediente sem qualidade, pode ser que a bebida torne-se alucinógena. Porém tais estudos demoraram a aparecer e o absinto chegou a ser banido mundialmente até meados do século XX. No Brasil, por exemplo, seu consumo só foi liberado depois que seu teor alcoólico foi reduzido para 54%, isso no ano de 2000.
Mas o absinto por sua cor e história marcam a vontade de boa parte da população em experimenta-lo. Pode ser que as alucinações não aconteçam como alguns gostariam. Mas há aqueles que ignoram a ciência e sentem-se como um dos artistas e declamam em versos melancólicos e rebeldes, após uma dose, afinal seu efeito pode ser meramente psicológico.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Absolut Peppar Bloody Mary





Absolut Peppar Bloody Mary

Absolut Peppar Bloody Mary

  1. 1 medida de Absolut Peppar
  2. 4 medidas de suco de tomate
  3. 1/4 de medida de suco de limão espremido na hora
  4. 1⁄4 medida de molho inglês
  5. 3 pitadas de molho apimentado
  6. 1 pitada de pimenta preta

Coloque em um copo alto sobre cubos de gelo, enfeite com uma haste de aipo e um pedaço de limão.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Absolut Amber Coole



Absolut Amber Cooler

Absolut Amber Cooler

  1. 2 partes de Absolut Amber
  2. 2 partes de suco de maçã com polpa
  3. 2 partes de Ginger Ale
  4. Suco de 2 fatias de lima
Esprema as fatias de lima em um copo alto com gelo e descarte-as. Sirva os outros ingredientes no copo e mexa.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

soured

Absolut Elyx Soured

  • 2 PARTS ABSOLUT ELYX
  • 1⁄2 PART FINO DRY SHERRY
  • 1⁄2 PART FRESHLY SQUEEZED LEMON JUICE
  • 1⁄2 PART SUGAR SYRUP
  • EGG WHITE
  • GARNISH: LONG LEMON TWIST
  • GLASS: COCKTAIL
Measure ABSOLUT ELYX, fino sherry, freshly squeezed lemon juice, sugar syrup and egg white into a mixing tin. First gently dry shake (no ice), then fill three quarters full with ice and shake. Double strain the drink into a chilled cocktail glass. Garnish with a long lemon twist and serve.

sábado, 5 de abril de 2014

Coquetéis com personalidade



Absolut Amber with Cola

Absolut Amber with Cola

  1. 2 partes de Absolut Amber
  2. 4 partes de refrigerante tipo cola
Adicione os ingredientes em um copo alto com gelo.

sábado, 15 de março de 2014

Tune Elderflower Martini




Tune Elderflower Martini

  1. 4 partes de Absolut Tune
  2. ½ parte de licor de sabugueiro
  3. Decoração com uma tira de limão
Misture o licor de sabugueiro com o gelo em uma coqueteleira, sirva em um copo resfriado, cubra com Absolut Tune e decore com um toque de limão.

Tune Elderflower Martini

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Absolut Apeach Affair

Absolut Apeach Affair

  1. 2 medidas de Absolut Apeach
  2. 1/2 medida de Triple Sec
  3. 1/2 medida de suco de lima espremido na hora
  4. 3/4 de medida de suco de cranberry
  5. toque de limão
Agite todos os ingredientes com gelo e sirva em um copo de coquetel. Enfeite com uma casca de limão enrolada.

Absolut Apeach Affair

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

absolut red

Absolut Ruby Red image

Absolut Ruby Red

A Absolut Ruby Red foi criada em 2006, apenas alguns anos após o grande sucesso dos outros produtos cítricos da família: a Absolut Citron e a Absolut Mandrin. O nome Absolut Ruby Red foi inspirado em um tipo especial de grapefruit vermelha. Inspiração não apenas para o nome, mas para um incrível sabor!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

absolut-chilled-shot

Absolut Chilled Shot

Classificação: 4,79 (24 votes)

Tipo de taça: Copo de licor

Sabor: RefrescanteHerbático

Nível de habilidade: Iniciante

Destilado principal: Vodka

Alternativa não alcoólica: Virgin Raspberry Daiquiri

Ingredientes

Como misturar

Adicionar Absolut Cilantro em um copo de licor. Decorar com limão.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

absolut vodka




Esse post é para você que gosta de drinks mas não tem condições de fazer aqueles mais sofisticados, é só misturar uma das bebidas com a vodka.
●Absolut Appeach com energético
Num copo com bastante gelo, coloque uma dose de vodka e complete com energético. Também fica bom com suco de laranja.
●Absolut Citron
Na mesma fórmula, com suco de laranja, soda, citrus, coca cola.
●Absolut Mango
Suco de abacaxi, maracujá.
●Absolut Ruby Red
Suco de laranja, fanta, energético.
●Absolut Vanilia
água de coco, suco de caju, morango, Lichia.
●Absolut Pears
Suco de maçã, kiwi, uva verde
●Absolut Berri Açaí
Morango, fanta uva, suco de uva, amoras
Dicas por Tati Pinheiro Barmaid Matre